Nº6 – 1 milhão de casos no Brasil e RJ com 3º maior número de mortes em 24h

No dia que ultrapassa a marca de 1 milhão de casos confirmados, o Brasil registra mais 1.204 óbitos em 24 horas e se consolida na trágica posição de segundo país do planeta em número de mortes provocadas pelo coronavírus. Mesmo assim, nossas autoridades públicas sinalizam para uma reabertura incoerente com o momento epidemiológico no qual nos encontramos, ignorando todos os alertas técnicos e científicos de medidas necessárias para salvar vidas.

Brasil está no alto da curva. Rio de Janeiro ainda registra índices elevados de mortes tendo alcançado nesta quinta (18) o terceiro maior número de óbitos em 24 horas. Foram 274 registros de falecimento por Covid no estado. Niterói teve 3 óbitos ontem. Um dos elementos fundamentais para iniciar flexibilização é termos reduções sustentadas e significativas das curvas de mortes e casos. Trouxemos um exemplo de dentro do próprio Brasil para termos uma capacidade comparativa do sentido das curvas. Se no gráfico nacional, do RJ e de Niterói existem oscilações para baixo, repare no gráfico do Amazonas, como há um nítido e consistente movimento de queda por mais de 30 dias. Deu pra perceber a diferença dos estágios de contaminação?

Aqui em Niterói, enfrentamos um desafio para obter as informações completas e sistematizadas da doença. Embora a prefeitura afirme que houve uma expansão do número de leitos, eles não são divulgados oficialmente, dificultando o acesso às informações. Segundo apuração do vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, as informações do Portal da Transparência não conferem com dados divulgados nas redes sociais da Prefeitura.

No último dia 15, o deputado estadual Flavio Serafini, integrante da Comissão da ALERJ de Acompanhamento das Medidas à Saúde Pública relacionadas ao Coronavírus, encaminhou novo ofício à Prefeitura e outro para o Ministério Público. Neste documento solicita a apuração sobre a falta de transparência de dados e informações estratégicas na gestão da saúde e no monitoramento da pandemia de COVID 19 no município de Niterói. No dia 18 de junho, a cidade somou 4182 casos confirmados, 172 óbitos e tem 119 pessoas hospitalizadas pelo coronavírus.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close