Nº17 – Letalidade e mortalidade em Niterói acima do RJ e Brasil

Não se enganem, a Covid19 ainda representa risco de vida em Niterói.

Todos os dias, infelizmente, seguem morrendo em média mais de 3 pessoas pela doença na cidade. Você pode pensar que isso é pouco, mas é uma taxa de mortalidade por 100 mil habitantes superior às taxas nacional e estadual, como nos mostra o gráfico 1. A atual taxa do município se encontra relativamente próxima dos piores momentos. A continuidade destes altos índices de mortalidade por tantos meses, reforça que Niterói se precipitou no início da abertura e por isso não conseguiu conter o avanço do vírus que segue matando muita gente.

Além disso, a letalidade do vírus, ou seja, o número de mortos frente ao número de contaminados, também experimentou significativo crescimento, como mostra o gráfico 2. Está acima de 5% de mortos perante o total de infectados, nível superior ao do Brasil e do estado do Rio. Isto pode significar subnotificação no número de infectados em Niterói ou que a doença está atingindo populações mais vulneráveis.

Os cuidados coletivos ainda são muito importantes. Como a propagação do vírus é muito rápida e intensa, medidas precipitadas de reabertura e descuido com a proteção individual podem fazer com que a doença permaneça entre nós por mais tempo

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close