Nosso mandato coletivo Flavio Serafini (PSOL) junto aos deputados Eliomar Coelho (PSOL) e Nivaldo Mulim (PR) protocolou no dia 5 de maio de 2015, um requerimento que criou a Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário na Alerj.
Somente no primeiro dia, quase 10 deputados de diferentes partidos apoiaram a proposta. A Frente, que tem caráter suprapartidário, lutará em defesa do transporte aquaviário público, discutindo e propondo ações para seu pleno funcionamento, sua conexão a outros modais, expansão e garantia de direitos dos usuários.
Para Flavio Serafini, deputado que preside a frente, “a discussão do transporte aquaviário é fundamental para pensar alternativas de transporte para o estado. A população de Niterói, São Gonçalo e Ilha do Governador, por exemplo, sofrem diariamente por conta da má qualidade dos serviços. A criação desta Frente é um passo importante para o transporte do Rio de Janeiro”.
Atualmente um dos principais objetivos da Frente é cobrar o cumprimento da Lei 8037/18, que assegura a linha social Charitas – Praça XV, e obter a garantia de que o novo edital de concessão do transporte aquaviário inclua a ampliação das linhas.
O grupo também vai focar sua atuação na busca de alternativas para destravar os investimentos no modal aquaviário. “A lei de que estabeleceu a linha social ligando Charitas à Praça XV é fundamental porque rompe com o ciclo de enfraquecimento das políticas para o transporte aquaviário no estado. Com essa norma, a tarifa das barcas, que é de quase R$ 19, cairá para R$ 6. Vamos buscar um encontro com o novo secretário de Transportes na próxima semana, porque, na nossa avaliação, o governante que desrespeita a lei depois de perder o recurso à Justiça está praticando improbidade administrativa”, apontou Serafini.
Confira a fala de Flavio Serafini sobre o transporte aquaviário do Rio de Janeiro quando a frente foi apresentada na Alerj: