“Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica”
— Paulo Freire
Em março deste ano, o mandato Flavio Serafini assumiu a presidência da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Desde então, procuramos imprimir uma agenda de audiências públicas que seja expressão dos principais desafios da educação no Estado e que reflita a disposição em articular demandas e reflexões de organizações da sociedade civil, das Associações Acadêmicas, dos Conselhos e Órgãos do Estado, dos Sindicatos, dos Grêmios e Organizações Estudantis.
Em paralelo, através da iniciativa “Comissão Itinerante”, levamos a Comissão de Educação para espaços dialógicos em todas as regiões do Rio de Janeiro, um exercício de aproximação do legislativo fluminense e o cidadão/cidadã. Realizamos a primeira em Campos dos Goytacazes em junho, a próxima será em Cabo Frio, na Região dos Lagos, no mês de setembro.
Até o momento realizamos 12 audiências públicas que debateram temos importantes como a crise de vagas na rede pública estadual de ensino, os desafios da educação inclusiva, a situação financeira das universidades estaduais, a implementação do Passe-Livre para os estudantes dos cursos técnicos subsequentes, concomitantes e dos estudantes universitários, a Alimentação Escolar dentre outros assuntos.