

O projeto de instalação de quatro balsas termelétricas na Baía de Sepetiba está cheio de irregularidades:
- Não houve consulta pública;
- Não há estudo de impacto ambiental;
- O INEA – Instituto Estadual do Ambiente desmembrou o projeto para facilitar sua aprovação.
No dia 12 de abril participamos da audiência pública que debateu o tema e nos somamos à resistência dos pescadores, marisqueiras e moradores de Sepetiba contra esse empreendimento!
Habitat dos botos cinza, a Baía de Sepetiba não pode ter o mesmo destino da Baía de Guanabara! O impacto causado pelas indústrias e pelo porto já são enormes, instalar mais um empreendimento é dar um sinal verde para a destruição ecológica e social da Baía de Sepetiba!
Por esse motivo, também protocolamos um Projeto de Decreto Legislativo para cancelar a licença do INEA!
Niterói contra os espigões de Grael

No dia 12 de abril a Câmara de Vereadores de Niterói amanheceu com faixas pela preservação da cidade. Foi realizada uma audiência pública para discussão do Projeto de Lei que altera as normas urbanísticas de todas as regiões do município.
A proposta da prefeitura, por exemplo, coloca todas as favelas, além de diversas áreas de interesse ambiental, como as lagoas, à disposição da especulação imobiliária. Niterói está correndo sérios riscos de virar puro concreto.
É preciso lutar contra esse projeto que estão ameaçando votar de forma açodada e sem debate público necessário!
Contra o aterro em Miracema

No dia 14 de abril o mandato se reuniu com os movimentos ambientalistas de Miracema para discutir estratégias de enfrentamento ao projeto de instalação de um aterro sanitário na cidade.
É flagrante o conflito do empreendimento com a questão ambiental, por sua proximidade com uma Unidade de Conservação e corpos hídricos, de relevante interesse regional, berço de captação das águas que abastecem alguns municípios.
Depois deste encontro, aprovamos uma audiência pública na Alerj sobre o tema que será realizado em breve.
Saldão de imóveis no RJ

Este mês o governador enviou à Alerj o Projeto de Lei 62/2022 que estabelece regras para a venda dos imóveis públicos estaduais. A liquidação desses terrenos vai gerar graves consequências para o futuro do nosso estado.
Afinal, onde construiremos moradia popular, escolas, hospitais, delegacias, dentre outros equipamentos públicos? A proposta do governo já apresenta mais de 60 imóveis à venda.
Em nosso site, listamos o local de todos os imóveis e também anexamos fotos de tudo que está sendo vendido! Saiba mais!
Vem aí!

Audiência Pública da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj
Ameaças ambientais às Unidades de Conservação em Cabo Frio
6 de maio, de 10h às 13h
Colégio Estadual Miguel Couto – Rua 13 de Novembro, Nº 51 – Centro, Cabo Frio – RJ
Cúpula dos Povos
De 25 a 27 de maio todos os caminhos levam ao Rio de Janeiro!
Evento internacional organizado pela sociedade civil para debater a atual crise climática e ambiental e apontar saídas coletivas. Acompanhe o @cupulariomais30 e fique por dentro da programação do evento!
Conferência Popular pelo Direito à Cidade
7 de maio, de 9h às 17h no IAB (Beco do Pinheiro, 10 – Flamengo)
A conferência tem o objetivo de construir uma plataforma de lutas urbanas voltada para o combate à desigualdade social e à predação ambiental.