A cartilha “A descoberta de Manu” é uma parceria nossa com a Rede Nacional de Naturologia do Sistema Único de Saúde (Rede NatuSus). Ela é fruto de uma ação em comemoração ao Dia do Naturólogo, dia 23 de março, previsto na Lei 8.739/2020, de minha autoria, e foi idealizada com a intenção de disponibilizar ao público jovem acesso às práticas de autocuidado e educação em saúde integral. O formato é de história em quadrinhos e as situações da narrativa são baseadas na realidade cotidiana de desafios e conflitos da juventude.
Com linguagem simples e acessível, a cartilha pretende criar um vínculo positivo com os jovens para que saibam que não estão sozinhos, que suas dores e dificuldades são reconhecidas e respeitadas. Além disso, esta publicação apresenta a Naturologia como profissão de saúde que dedica-se a criar diálogo e aproximar diferentes olhares sobre a prática da Medicina — tanto a convencional quanto as ancestrais tradicionais — e tem como foco tratar a origem do adoecimento com o uso das terapias naturais, também conhecidas por Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Esta publicação também expressa o comprometimento do nosso Mandato Coletivo com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a ideia de que saúde não é só ausência de doença, mas sim um estado físico e mental determinados pelas condições sociais e econômicas da população. Assim, defendemos que cada gestor amplie e fortaleça as PICS em cada instância da Saúde e a Naturologia como profissão que se utiliza dessas práticas. Sobre a Rede Nacional de Naturologia no Sistema Único de Saúde, trata-se de um coletivo de articulação nacional, composta por profissionais Naturólogos, que atua, direta e indiretamente, no fomento, promoção da atividade dos profissionais Naturólogos e na ampliação do acesso às PICS, em consonância com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC/SUS. Boa leitura!
Baixe a cartilha: