Cartilha “Pequena África” – Uma sala de aula a céu aberto

Clique aqui, preencha o formulário e receba a cartilha em seu WhatsApp!

Encerrando o mês em que se celebra a luta pela Consciência Negra, temos o prazer de lançar a cartilha “Pequena África – Uma sala de aula a céu aberto”. A iniciativa é uma parceria do nosso mandato com o Instituto Pretos Novos, Alerj, Comissão de Educação e demais educadores e pesquisadores do tema e tem como objetivo dar visibilidade ao circuito da pequena África como ferramenta multidisciplinar para o ensino da cultura e história africana na educação básica.

Precisamos sensibilizar o poder público da necessidade de estrutura e orçamento específico para inserir o circuito na agenda das redes estadual e municipal de educação e fortalecer a luta pela aplicação da lei n° 10.639, que inclui no currículo escolar a História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Prestes a completar duas décadas de vigência ainda vivenciamos, no cotidiano das escolas, inúmeros desafios à sua implementação efetiva. Aprender é um ato que também ocorre na rua, na praça, em casa e nos mais diversos lugares.

A região da Pequena África, no Rio de Janeiro, abrange os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo e reúne um complexo de museus, instituições, monumentos históricos relacionados a triste história da escravidão e a história de resistência da população negra. O resgate da história da comunidade negra não interessa apenas aos estudantes de ascendência negra, mas a todos e todas que desejam uma educação de qualidade socialmente referenciada e, principalmente, antirracista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close