Ao longo dos últimos meses, o deputado Flavio Serafini, presidente da Comissão de Educação da ALERJ, e assessores, visitou 98 escolas da rede estadual, em 33 municípios do Estado, para fiscalizar as condições sanitárias das unidades tendo em vista o retorno das atividades presenciais. O resultado destas visitas compôs o relatório “Situação das escolas estaduais para o retorno às aulas presenciais”, que foi entregue ao Secretário Estadual de Educação Alexandre Valle.
De acordo com o relatório, boa parte das escolas têm dificuldades de cumprir protocolos básicos que podem diminuir a circulação do vírus.
Faltam funcionários para garantir a aferição de temperaturas e a limpeza das salas de aula entre os turnos e janelas lacradas que não permitem a circulação de ar também são um problema recorrente.
Flavio Serafini
O documento aponta ainda que é necessário que o Estado priorize a contratação de funcionários de limpeza e portaria das instituições e a adequação estrutural de ventilação desses espaços para que as atividades sejam retomadas com segurança. Serafini ainda aponta a importância da vacinação estar conjugada com cuidados estruturais nas unidades de educação:
A imunização completa dos profissionais de educação é um horizonte de esperança para diminuição do risco de contágio nas escolas, mas precisa vir acompanhada de mudanças nas condições dos espaços físicos.
Seguiremos acompanhando e fiscalizando de forma permanente a situação da Rede Estadual e, em breve, esperamos receber o Secretário em uma audiência pública para que ele apresente o que está sendo feito em relação às questões apresentadas por nós, no relatório.
Confira algumas das informações que levantamos na produção do relatório:
O secretário de educação junto do secretário de saúde do estado do Rio de Janeiro, publicaram em DOERJ, que docentes que tomaram 1 dose da vacina e/ ou aquele que não tomaram nenhuma dose da mesma estão aptos ao retorno presencial. Empurrando a comunidade escolar para o caos. Um absurdo. Um desrespeito a vida.