O ritmo da vacinação no Estado do Rio tem se acelerado se comparado aos meses passados. 4,7 milhões de pessoas foram vacinadas com a primeira dose em nosso estado (27,4% da população) e 1,7 milhão receberam a segunda dose (10,18%). A eficácia da vacina e o avançar da aplicação é uma luz no fim do túnel, mas ainda estamos longe de controlar a pandemia da COVID-19 e da diminuição de casos e mortes de forma significativa.
Especialistas indicam que 70% da população precisa estar vacinada com as duas etapas da vacina para caminhar para uma imunização coletiva. Neste patamar estaríamos com menor circulação do vírus e mais condições de controlar a pandemia. No RJ não temos previsão de quando chegaremos a esse índice. A Prefeitura do Rio prevê que na capital, umas das cidades com vacinação mais acelerada, a primeira dose chegará às pessoas maiores de 18 no final de agosto e somente em dezembro teríamos alcançado a segunda dose para maiores de 18 que, segundo o IBGE, seria algo em torno de 70% da população.
O número de casos ainda é elevado. Os gráficos mostram um descontrole da pandemia fruto de uma circulação do vírus ainda intensa mesmo com a vacinação. Os governos têm faltado com políticas públicas que garantam distanciamento e isolamento e que alertem para a necessidade dos cuidados, como uso de máscaras. Paralelamente a estratégia da saúde família, de busca ativa da população para vacinar na segunda dose, tem sido fundamental e deve ser intensificada em cada município para que alcancemos um alto índice de vacinados logo.
Sigamos valorizando a ciência, tendo responsabilidade com a sociedade, fazendo as ações de solidariedade e lutando pela priorização do direito à vida e à saúde.

📲 Assine nosso boletim e compartilhe
Para recebê-lo, basta salvar o número (21) 99574-8599 e solicitar o recebimento