Flavio Serafini

Prefeitura de Niterói não publica dados sobre covid desde 24 de maio

Desde o início da pandemia o nosso mandato tem analisado dados, gráficos e divulgado, periodicamente, informação de qualidade a respeito da covid-19 em Niterói.

No entanto, a prefeitura e a Secretaria de Saúde, ao contrário das boas práticas de transparência em comunicação, já não vinham informando os dados da pandemia na cidade de forma organizada e transparente. Não era possível, por exemplo, encontrar em um único gráfico os dados de óbitos e casos. Também nunca foi oficialmente explicado porque o número de óbitos informados pela prefeitura sempre esteve abaixo do divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio, a SES.

Recentemente a prefeitura lançou um sistema em que finalmente aparecem gráficos, com óbitos e casos, ao longo da pandemia. Contudo, os dados das últimas semanas não foram disponibilizados. Sem nenhum comunicado, desde o dia 24/5, a prefeitura simplesmente parou de divulgar o número de casos e óbitos na cidade. Além disso, o novo sistema passou, de repente, a usar os números de óbitos da SES.

O mandato coletivo Flavio Serafini (PSOL) e a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói, presidida pelo vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), já haviam indagado à prefeitura através de ofícios e outros instrumentos de fiscalização, mas nenhum foi respondido. Niterói, pelo orçamento que dispõe, poderia ter uma política muito mais eficaz no combate à pandemia. No dia 24/05, a cidade alcançou o número de 242 mortos por covid-19 a cada 100 mil habitantes, índice muito elevado.

A importante busca por vacina, por exemplo, que contrasta com a postura negacionista do governo federal, não pode ser uma medida descolada da contenção do contágio e a busca por salvar vidas enquanto não temos vacinas suficientes.

📲 Assine nosso boletim e compartilhe. Para recebê-lo, basta salvar o número (21) 99574-8599 e solicitar o recebimento!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Flavio Serafini

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading