Flavio Serafini

Reforma do Ensino Médio do Rio de Janeiro: por que criticamos?

O Grupo de Trabalho da Reforma do Ensino Médio da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj, presidida pelo deputado estadual Flavio Serafini (PSOL), produziu um documento com críticas à proposta apresentada pela Secretaria Estadual de Educação – Seeduc do Rio de Janeiro:

Assine agora!

8 comentários em “Reforma do Ensino Médio do Rio de Janeiro: por que criticamos?”

    • O Rio de Janeiro optou pelo Empreendedorismo. As escolas publicas não tem estrutura para o ensino médio regular. Como vai implantar um novo ensino médio . Neste contexto os mais prejudicados serão os estudantes mais pobres e moradores da periferia.

      Responder
  1. Não acho apropriado esse modelo que aprofunda a desigualdade entre a escola pública e a privada. Além disso essa reforma não teve ampla discussão na comunidade escolar, ocorrendo durante a pandemia, e dificultando o aprofundamento das propostas.

    Responder
  2. Prezado Deputado Flávio Serafini, não me refiro a V .Exma,com distanciamento,uma vez que seria natural,por não conhecê-lo pessoalmente. Mas me refiro com maior proximidade,como a um amigo. Me inteirei do documento em prol da Educação Pública de Qualidade ,para TODOS. Li todas as considerações feitas, sobre as 13 Disciplinas,sobre a necessária Formação, Concurso e valorização de todo o pessoal do magistério,etc.E concordo e ratifico também que somos nós,os Profissionais de Educação,aqueles que, primeiramente, têm que opinar,pois sabemos da importância de cada Disciplina,bem como suas especificidades e a necessidade de serem trabalhadas neste nível de estudo,_ o ensino médio_,como uma forma de ampliar o conhecimento geral do aluno. Sou e somos contrários à ” Reforma” quando esta somente vai empobrecer o ensino público,o direito a uma cultura geral, além de comprometer o trabalho e a segurança do profissional de educação. Sou PROFESSORA , há anos ,e CIDADÃ brasileira,tenho que ser consultada naquilo que me afeta e aos meus alunos e colegas. Exigimos que nos respeitem ,de alguma forma,pois já estamos fartos de não ser reconhecidos como um trabalho importante para a sociedade, quando sequer recebemos o merecido Aumento Salarial,ou quaisquer Reajustes,apesar da inflação . Estamos saturados de não perceber no governo,interesse em cumprir suas promessas de campanha,e sermos usados apenas como discurso eleitoral. Cansados estamos da falta de investimentos
    onde precisamos, no que precisamos. Reivindicamos todo o exposto ,e reiteramos um novo olhar para os profissionais da Educação e para a Escola Pública. Parabenizo- o nobre Deputado,pela sua consciência e ética,e agradeço pelo seu empenho em defesa da Escola Pública . Professora Maria Cândida Leal Cordeiro, membro do conselho Consultivo da UPPEs ( União dos Professores Públicos no Estado_ Sindicato)

    Responder
  3. Agradeço ao Deputado Flavio Serafini a preocupaçåo e o empenho em proteger a Educação Pública do Estado do Rio de Janeiro.

    Responder
  4. Hj meu grande problema é passar o PL que transforma a educação em serviço essencial. O quê ganharemos e o quê perderemos com isso, pois o pouco que sei é que as atividades assim classificadas não podem fazer greve ( há um esquema de porcentagem).

    Responder

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Flavio Serafini

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading