Contra tendência nacional, mortes por covid aumentam em Niterói

A pandemia segue com alta gravidade no país. Apesar da média móvel de óbitos no Brasil estar em declínio, os números ainda são extremamente elevados. Infelizmente, em 13/05, atingimos 430 mil mortes por COVID, sendo 2383 só ontem.

Em Niterói a situação é mais dramática neste momento. No Boletim #34 mostramos que, assim como o Brasil, a cidade teve abril como o mês mais letal da pandemia. Diferentemente do quadro nacional, dados da Prefeitura apontam que a média móvel de óbitos diários permanece numa crescente. A média móvel de óbitos por habitante no município é maior que a nacional. Atingimos pela primeira vez a média móvel acima de 8 mortes diárias, preocupante para uma cidade de 500 mil habitantes. Quais são os motivos disso?

Os principais motivos tem sido a lenta vacinação, as poucas medidas de distanciamento e ações que permitam o isolamento. Em Niterói, esperamos do poder público iniciativas que dificultem a circulação do vírus, mas o que temos é uma normalização da pandemia.

Para contribuir com maior efetividade no combate à covid-19, sugerimos à Prefeitura a antecipar o recesso escolar de julho para o início de junho para garantir a vacinação de profissionais de educação e o retorno de atividades nas escolas com maior segurança.

Estudos mostram a efetividade das vacinas, em especial, na diminuição de mortes de idosos. Entretanto, o baixo percentual de imunização não é capaz de evitar a circulação do vírus, o que se expressou no aumento de óbitos nas demais faixas etárias. Os cuidados sanitários e o distanciamento social seguem sendo fundamentais.

Oficiamos a Prefeitura questionando uma letalidade tão elevada em Niterói e reivindicamos medidas mais efetivas. Não pode existir prioridade maior que salvar vidas.

📲 Assine nosso boletim e indique para um amigo.
Para recebê-lo, basta salvar o número (21) 99574-8599 e solicitar o recebimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close